Início » NA PRESIDÊNCIA DA SADC: Mnangagwa promete medidas para desenvolver a região

NA PRESIDÊNCIA DA SADC: Mnangagwa promete medidas para desenvolver a região

Por Jornal domingo

TEXTO DE DAMIÃO TRAPE, DA AIM

O Presidente Emmerson Mnangagwa assumiu, este sábado, a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), durante a 44.ª Cimeira Ordinária da organização, realizada ontem, em Harare, capital do Zimbabwe, na qual participou o Presidente da República, Filipe Nyusi.

Na ocasião, prometeu uma série de medidas para garantir o desenvolvimento sustentável da comunidade económica regional. Destacou que se trata de um apelo aos países “para alavancarem o capital humano da região, de forma a estimular a tecnologia e a inovação, factores que contribuirão para a modernização e industrialização da SADC com vista a maior qualidade de vida para os nossos cidadãos”, afirmou.

Enfatizou a importância da implementação de estratégias inovadoras, em todos os sectores das economias da SADC, para acelerar o desenvolvimento colectivo da região.

Entretanto, referiu que a África Austral continua a sofrer catástrofes naturais induzidas pelas alterações climáticas que tiveram impactos negativos na segurança humana e alimentar.

À luz das lições aprendidas, Mnangagwa afirmou que os investimentos na agricultura transformadora e nos sistemas alimentares devem ser aumentados, através de estratégias robustas de mitigação climática e mecanismos de construção de resiliência, daí que defendeu que a SADC deve-se esforçar para ser uma região capaz de se alimentar a si própria. Leia mais…

Você pode também gostar de: