Moçambique e Malawi acordaram hoje, 30 de Junho, na cidade de Blantyre, no Malawi, o aperfeiçoamento da cooperação no âmbito do combate aos crimes transfronteiriços que apoquentam os dois Estados.
O entendimento foi alcançado durante a XV Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança entre os dois países.
Neste encontro, os representantes dos dois governos assumiram o compromisso de uma maior coordenação no combate aos crimes transfronteiriços como terrorismo, migração ilegal, tráfico de seres humanos e de droga, caça furtiva e contrabando de minerais.
Um comunicado enviado ao domingo indica que a colaboração entre os dois países no domínio de defesa e segurança será feita também através da formação, conhecimento estratégico e outros aspectos que possibilitem maior especialização e aprimoramento dos meios humanos e materiais dos sectores.
A sessão ministerial da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança entre Moçambique e Malawi foi co-presidida pelo ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Cristóvão Chume e pelo seu homólogo, do Malawi, Harry Nkandawire.
Moçambique e Malawi para além de laços históricos e culturais, partilham uma extensa fronteira terrestre, lacustre e fluvial com mais de 1400 quilómetros.