PAULO DA CONCEIÇÃO, EM ARGEL
Moçambique e Argélia possuem, desde há longa data, fortes relações históricas de irmandande e político- -diplomáticas. Todavia, ambos os países entendem haver um défice na cooperação comercial bilateral, uma tendência que urge inverter.
É nesse contexto que o Presidente da República, Filipe Nyusi, efectuou, de 28 de Fevereiro até ontem, uma visita de Trabalho à República Argelina Democrática e Popular, a convite do seu homólogo argelino, Abdelmadjid Tebboune.
A visita teve dois momentos distintos, nomeadamente, um de âmbito bilateral, cujo marco central foram as conversações de alto nível que culminaram com a assinatura de cinco acordos de cooperação nas áreas de hidrocarbonetos, energia, agricultura, pesca e segurança pública e militar.
Os dois países decidiram, igualmente, enviar uma missão empresarial argelina para prospectar oportunidades de negócios, para além de terem reiterado o desejo de realizar, a breve trecho, a 6.ª Comissão Mista com o objectivo de dinamizar a cooperação bilateral.
Um segundo momento da visita, já com carácter multilateral, traduziu-se na participação do Presidente Filipe Nyusi na 7.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Fórum dos Países Exportadores do Gás (FPEG/GECF). Leia mais…