O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), realiza de 5 a 8 de deste mês na cidade da Beira, província de Sofala, o seu 1º Congresso, no qual de entre outros objectivos
serão eleitos os candidatos aos próximos pleitos eleitorais, designadamente, autárquicas de 2013 e as gerias de 2014.
Segundo José Manuel de Sousa, porta-voz daquela formação política, tudo foi preparado ao pormenor para que os trabalhos arranquem sem sobressaltos, trabalhos esses que irão movimentar cerca de 800 pessoas, entre delegados e convidados nacionais e estrangeiros.
José de Sousa disse igualmente que para além de eleger os candidatos aos pleitos eleitorais, o congresso irá definir as melhores estratégias para que os mesmos saiam vitoriosos, assim como reflectir sobre como consolidar a liderança nos municípios da Beira e Quelimane que estão sob alçada daquele partido.
Ainda constam da agenda do congresso daquela formação política, a revisão dos estatutos do partido, bem como a realização do balanço dos três anos da sua existência e elaboração do programa de actividades a serem realizadas nos próximos cinco anos para o seu enraizamento e afirmação em todo território nacional.
De Sousa disse ainda que os congressistas do MDM irão fazer uma análise sobre a sua participação e inserção no cenário político nacional, onde se assumem como uma alternativa viável á governação do país.
Para este evento estão convidados para além de partidos políticos nacionais, outros movimentos estrangeiros com os quais aquele partido mantém os laços de amizade e cooperação.