Início » Matola tem Provedor do Município

Matola tem Provedor do Município

Por admin

O presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa, nomeou António Lote Thuzine, para desempenhar as funções de Provedor do Município. A autarquia da Matola torna-se assim a primeira no pais a introduzir a figura de provedor e que, no caso vertente, tais funções serão desempenhadas por Thuzine que já foi presidente do Conselho Municipal da Matola de 1988 a 1998.

Segundo Calisto Cossa, a nomeação de Thuzine circunscreve-se no âmbito do cumprimento das promessas efectuadas durante a campanha eleitoral que passam pelo bem servir a Matola e os “matolenses”, assim como tornar os órgãos municipais cada vez mais próximos e acessíveis para os munícipes.

Esta figura visa defender e garantir que os direitos dos munícipes sejam respeitados, mas também tem como missão fiscalizar as actividades do próprio órgão municipal e de todo o elenco do Conselho Municipal”, disse Calisto Cossa para quem a problemática da usurpação dos terrenos e outro tipo de conflitos já tem um olheiro permanente.

Cossa explicou ainda que com a introdução desta figura os “matolenses” poderão ver reduzido o tempo de espera para a tramitação dos seus expedientes, pois, o provedor irá auscultar as suas inquietações e fazer os aconselhamentos ou encaminhamento dos problemas para as respectivas vereações e só em última instância é que ele próprio poderá intervir.

“Os cargos só têm valor quando os munícipes se identificam com eles e a melhor forma de bem servir, é tornar os serviços mais acessíveis e próximos deles. Não gostaria de ouvir que alguém está a ter dificuldades no encaminhamento do seu assunto porque um determinado vereador ou director está a dificultar o processo, disse Calisto Cossa sublinhando que não há munícipe de 1ª, 2ª e 3ª classe.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana