– Presidente Nyusi ao inaugurar memoriais
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse na manhã de hoje, em Maputo, que o heroísmo dos combatentes nunca será substituído, ofuscado ou manipulado, porque é eterno.
Filipe Nyusi falava momentos após inaugurar inauguração do monumento e centro de interpretação dedicados aos Combatentes de Luta de Libertação Nacional, erguido na Praça dos Combatentes, conhecido por Xiquelene.
Na ocasião, o Chefe do Estado referiu que a celebração de 25 de Setembro deste ano, Dia das Forças Armadas de Moçambique (FADM), efeméride que coincide com a passagem dos 55 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional, está repleto de simbolismo de transformar a Praça dos Combatentes em monumento em memórias dos combatentes que deram a sua vida em prol da liberdade do país.“Este monumento eterniza os melhores feitos dos filhos desta pátria e sinaliza a passagem do seu testemunho para as presentes e vindouras gerações. Com este monumento queremos preservar a nossa eterna gratidão aos combatentes que tombaram lutando pela nossa independência e dignidade como um povo”, disse o Presidente da República.
“Erguemo-lo porque a nossa história deve ser continuamente resgatada, reescrita, reinterpretada, difundida e preservada por todos nós. O monumento deve relatar a nossa memória colectiva que sirva de referência para o presente, porque um povo sem memória é um povo sem história”.
Fotos de Urgel Matula