Início » Gaza tem população em idade eleitoral

Gaza tem população em idade eleitoral

Por Idnórcio Muchanga

“Não nos atrapalhem  com discursos evasivos e sem fundamento, porque o círculo eleitoral de Gaza tem população em idade eleitoral”, disse esta manhã, na cidade de Xai-Xai, o candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi.

Filipe Nyusi fez este pronunciamento na sequência da divergência de dados do Instituto Nacional de Estatísticas e do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral sobre o número da população em idade eleitoral ma província de Gaza.

Com base na informação do STAE, o número de assentos desta província na Assembleia da República passa de 16 para 22, a partir da próxima legislatura.

Num comício realizado no campo do antigo Clube de Gaza, Filipe Nyusi destacou que o seu Governo já está a pensar numa alternativa para descongestionar a Estrada Nacional número um, que atravessa o centro da cidade de Xai-Xai. 

Na interacção com os potenciais eleitores chamou-os atenção para não se deixarem iludir com discursos demagógicos daqueles que consideram que nos 44 anos da independência nada foi feito. Aliás, foi neste contexto que Filipe Nyusi apontou inúmeras realizações do Governo da Frelimo, com destaque para a expansão do acesso à energia eléctrica, água e educação. 

Sublinhou que para o próximo quinquénio vai trabalhar para que a barragem de Mapai seja uma realidade, bem como angariar fundos para assegurar  o funcionamento pleno das comportas da barragem de Massingir.

Mapai destina-se ao controlo de água no período chuvoso, evitando que zonas baixas como Chókwè e Xai-Xai fiquem inundadas, enquanto  Massingir visa garantir a irrigação e abeberamento de gado.

Em seguida Filipe Nyusi rumou para o distrito de Mandlakazi. Esta tarde vai trabalhar em Chibuto, para amanhã escalar Chicualacuala, Massangena e Chókwè onde vai continuar a disseminar o manifesto da Frelimo para os próximos cinco anos.

Você pode também gostar de: