Início » Frelimo conclui eleição dos candidatos

Frelimo conclui eleição dos candidatos

Por admin

Os candidatos da Frelimo à presidência dos conselhos municipais, assim como a membros das assembleias serão conhecidos até ao fim do dia de hoje, com a conclusão do processo de eleições 

internas iniciado em Junho último. No total, o partido apresentou 133 pré-candidatos a edis nas 53 autarquias.

As brigadas centrais do partido Frelimo encontram-se desde a última sexta-feira nas províncias, onde irão liderar o processo da escolha dos candidatos, em obediência à directiva eleitoral desta formação política.

A directiva eleitoral é um documento orientador que estabelece as regas para a escolha dos militantes a diversos níveis, desde a célula, passando pelo círculo, comité de zona até ao nível distrital ou de cidade.

A avaliar pela lista tornada pública semana finda pela Comissão Política do partido, o processo vai ser bastante renhido em todas autarquias, uma vez que todos os candidatos partem em igualdades de circunstâncias, cabendo a decisão final aos respectivos comités provinciais.

Neste contexto, no município de Maputo, foi eleito o actual edil, David Simango, depois da renúncia do seu oponente, Arão Joel Nhumaio, que desempenhava as funções de primeiro secretário da zona quatro, distrito municipal KaMavota.

No município da Beira, estão na corrida eleitoral Zacarias Mendes Magibire, Jaime Bessa Neto (deputado da Assembleia da República) e Mateus Saize. O vencedor terá a difícil missão de defrontar nas urnas, o actual edil e candidato do MDM, Davis Simango.

Na Matola, cujo processo terá lugar nos dias 27 e 28 do corrente mês, estão na corrida, Calisto Moisés Cossa, (quadro sénior do Ministério das Finanças) Jorge António Pondeca (antigo deputado da Assembleia da República) e Alberto Rafael Banze (funcionário da empresa Electricidade de Moçambique).

Em Namaacha, o actual edil, Jorge Tinga aguardava pelo apuramento do novo concorrente, em virtude de se ter detectado anomalias no processo de candidatura dos seus adversários, acontecendo o mesmo em Gôndola, Mocímboa da Praia, Mandimba e Nhamatanda. Nestas autarquias, o partido tinha apenas um candidato para as internas, nomeadamente, Eduardo Gimo (Gondola), Fernando Abel Neves (Mocímboa da Praia), Victor Sinoia (Mandimba), Manuel Olesse Jassa (Nhamatanda). Em Nhamayabué, a Frelimo ainda não tinha apurado nenhum concorrente.

No município da Manhiça, estão na corrida Abílo Amosse Mahumana, Sebastião Alexandre Massango, José Baptista Mausse, António Alexandre Mahulele e Luís Jossias Munguambe que lutam para ocupar o lugar de Alberto Chicuamba que ficou de fora nesta corrida.

Em Xai- Xai, Rita Muianga está fora da corrida, disputando a vaga, Ernesto Daniel Chambisse, Matias Albino Parruque e José da Silva Neto. No município de Manjacaze a actual edil, Maria Helena Langa tem pela sua frente, Escrivão Francisco Maússe e Guilherme Rafael Mondlane.

Na Macia, o actual presidente do município, Reginaldo Mariquele tem pela sua frente Ana Preciosa e André Jaime Manjate. Em Chókwé, o actual edil, Jorge Samuel Macuácua está fora da corrida, estando em acção Carlos Eugénio Chambisso, Jorge João Nhancale, Lídia Frederico Camela e Sérgio Ernesto Cherinda.

Ainda na província de Gaza, o actual edil de Chókwè, Francisco Mandlate, concorre com Felizardo Matsombe, enquanto que no Bilene, estão na corrida, Manuel Paulo Chipanga, Maria Mateus Bila e Mufundisse Chilengue.

Em Vilankulo, o actual edil, Suleimane Amugi está fora da corrida, disputando o seu lugar Abílio Manuel Machado, Eduardo Oliveira Nhamirre, Jeremias Alexandre Macobele e Tomás Sansão Manhiça. Em Quissico, concorrem Abílio José Paulo, André Manuel Bata e Valeriano Simão Manhiça.

Na Maxixe, temos como concorrentes, Cândida Rafael Matsinhe, Ernesto José Tafula e Simão Rafael que lutam pelo lugar de Narciso Pedro. Em Massinga, estão na corrida Alberto Rungo Macucha, Florentina Enosse Ventura e o actual edil, Clemente Boca.  

No município de Inhambane, o actual presidente, Benedito Eduardo Guimino tem pela frente Celina Abrão Jossai. Em Marromeu, estão Robat Benjamim Nainepesse, Vita Assane Mutimpua e o actual edil, Palmerim Canotilho Rubino. Para Gorongosa, estão na corrida o actual edil, Moreze Joaquim Cauzende e Tomé Miquiato.

Em Dondo, encontram-se na berlinda, Castigo Xavier Chiutar e Jone Domingos Jone, que lutam pelo lugar de Manuel Cambezo. No município de Sussundenga estão no pleito interno, Tecla Davi Machemeje e Venâncio Chacai Veremo.

No município de Manica, vão disputar o lugar de Moguene Candeeiro os pré-candidatos, Alexandre Tiago, Patrício Filimone Meque e Raimundo Manuel Quembo. Em Chimoio, o actual edil, Raul Conde, terá pela frente, Hobana Ulissone Metessa e Manuel Sueta.

Em Catandica, o actual presidente da edilidade, Eusébio Lambo Gondiwa ficou de fora e estão na corrida, Tomé Alfândega Maibeque e Ventura Domingos Ofesse. Em Ulongwé, encontram-se o actual edil, Armando Constantino Júlio, Cláudio Fabião Hoda e Manuel Gripa.

No município de Moatize, Carlos Navaia ficou de fora e estão na corrida Rosamina Jossub Elias e Carlos Portimão. Em Tete, estão na corrida Edson da Clara Vicente Lino, Arlindo Francisco José e Celestino António Checanhanza, ficando de fora o actual edil.

Em Mocuba, estão Rogério Gaspar, actual presidente, Beatriz Sulvai Gulamo, Geraldo Cassimo Sotomane, Geraldo António Bive e Oliveira Algumassa Malei, enquanto em Alto Molócué, disputam o lugar o actual edil Sertório Fernando e Diogo Francisco Bores.

No município de Milange, Bento Chimuaza tem pela sua frente, Amílcar Isaías Reffel e Felisberto Elias Jefure enquanto em Maganja da Costa,  se encontram Èmuna Jamal Lino e Virgílio Agostinho Dinheiro. Em Gurué, disputam o pódio, Jahanguir Jussub e o actual edil, José Aniceto.

Em Quelimane, concorrem Abel Albuquerque, Arminda André, Carlos Carneiro e Maria Lampião. No município de Malema, Ângelo Fonseca e Rosa Isabel Maiopué disputam o lugar.

Em Nacala- Porto, estão Rui Chong Saw e Cachimo Mulina. Ribaué, Constantino António e Nunes Martinho. No município de Monapo, o actual edil João Luís tem pela frente, Avelino Paulino Muligeque e Yossufo Remane. Na Ilha de Moçambique, estão o actual presidente, Alfredo Matata e Saide Gimba. Na cidade de Nampula, encontram-se Adolfo Sueia, Amisse António, Moisés João e Manuel Gabril que lutam para substituir Castro Namuaca.

Em Angoche, o actual edil, Américo Assane Adamugy disputa o lugar com Bernardo Tapro.  Em Metangula, Sara Mustafa e Natal Jumapili vão-se bater pelo lugar de candidato a presidente do município local.

Em relação a Marrupa, estão Marta Romeu e Vicente Jairosse. Em Lichinga, Rachid Rachid e Saide Amido que lutam pelo lugar de Augusto Assique. Em Cuamba, o actual edil, Vicente Lourenço disputa o lugar com Arcanjo Raujo.

Em Pemba, o actual presidente, Tagir Carimo, encontra-se com Almeida Omar. Em Mueda, os conocrrente são Cristinao André, Mário Mambulelo, Maurício Lisboa e Mobiro Namiva, enquanto Montepuez, Alfredo Tauacale e Cecílio Chabane disputam o lugar de Rafael Correia. Chiure, Agido Assane e Casimiro Guarda

Você pode também gostar de: