O secretário de Estado na província de Gaza, Lourenço Lindonde, entende que o país deve caminhar para a emancipação económica porque, conforme disse,
a independência económica continua a ser um dos grandes desafios dos moçambicanos na análise dos 50 anos da assinatura dos Acordos de Lusaka, que culminaram com o reconhecimento do país ao direito de independência nacional e autodeterminação da nação moçambicana.
Para alcançar este feito, Lourenço Lindonde, defende o reaproveitamento integral e sustentável das potencialidades da província de Gaza e do país, para o incremento da produção e a diversificação da economia, como um imperativo para se reduzir a importação de produtos básicos, que podem ser produzidos no localmente.
O dirigente, que falava durante a cerimónia de celebração do 7 de Setembro, Dia da Vitória, na cidade de Xai-Xai, referiu que com a medida, haverá mais empregos e pode registar-se a diminuição da pressão social, provocada pelo custo de vida.
Sustentou que essa tarefa não é exclusiva do Estado, mas também de cada cidadão que pode contribuir através de iniciativas inovadoras, como o empreendedorismo que pode gerar o auto-emprego.
168
Artigo anterior