O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) concluiu, semana finda, o processo de recepção de candidaturas para candidatos a Membros de Mesa de Voto (MMV), para as eleições gerais de 9 de Outubro, ultrapassando, deste modo, o défice que se verificava e que ditou a prorrogação do prazo por um período de 25 dias.
A porta-voz do STAE, Regina Matsinhe, garante que todas as províncias já receberam os processos e que nos próximos dias irão decorrer as entrevistas, “para seleccionar aqueles que demonstrarem melhor aptidão para trabalhar nas mesas de votação no dia 9 de Outubro”. Adiantou também que existe um júri previamente criado, cuja missão é fazer a pré-selecção para verificar se os candidatos reúnem todos os requisitos, nomeadamente a documentação exigida e domínio da legislação pertinente.
O acto seguinte será a formação que decorrerá de 21 de Setembro a 4 de Outubro, na qual os candidatos recebem todos os conteúdos relacionados com o trabalho da mesa no dia da votação. Assim, além da parte teórica, os candidatos irão colocar em prática os conhecimentos adquiridos através da simulação da actividade que irão desempenhar, desde a formação da mesa, abertura das urnas, votação em si, respeitando as questões de prioridade. Leia mais…
372
Artigo anterior