O Secretário-geral do partido Frelimo a apela aos moçambicanos a aguardarem “serenamente” o anúncio dos resultados eleitorais pelos órgãos competentes.
Numa declaração à Imprensa esta tarde, em Maputo, Roque Silva saudou os moçambicanos pelo comportamento ordeiro durante a campanha eleitoral e na votação de 15 de Outubro, não obstante ter havido um e outro incidente.
Queremos exortar a todos os moçambicanos a continuarem serenos neste período de apuramento, até que os órgãos competentes divulguem os resultados. O anúncio (dos resultados) não deve constituir ganho particular deste ou daquele candidato e/ou partido político, mas uma vitória de todos os moçambicanos, no âmbito do fortalecimento da democracia,destacou
Roque Silva saudou igualmente a participação massiva dos observadores nacionais e estrangeiros no processo eleitoral, argumentando que tal presença engrandeceu e conferiu mais legitimidade às eleições.
Saúdo aos mais de 41 mil observadores eleitorais nacionais e internacionais que, de certa maneira, através do seu trabalho dão mais legitimidade ao processo. Acreditamos que a sua presença terá permitido ver como é que os moçambicanos, os órgãos eleitorais e os partidos políticos se comportaram durante o processo eleitoral, observou.
Entretanto, dados preliminares que chegam um pouco por todo o país dão vantagem à Frelimo e seu candidato presidencial, Filipe Nyusi.
Esta tarde os editais começaram a chegar ao nível distrital para apuramento, devendo, em seguida, serem enviados à província para mais tarde passarem a Maputo.