TEXTO DE WALTER MBENHANE
A Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) vai permanecer durante mais doze meses no país a apoiar as Forças de Defesa e Segurança (FDS) no combate ao terrorismo, em alguns distritos da província de Cabo Delgado.
A prorrogação do mandato foi aprovada na 43.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que teve lugar quinta-feira, em Luanda, República de Angola, país que assumiu a presidência rotativa da organização.
João Lourenço, Presidente em exercício da SADC, referiu que o prolongamento do mandato da missão visa continuar a consolidar as conquistas alcançadas no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, bem como a implantação do programa de reconstrução de infra-estruturas e o regresso da população às zonas de origem.
Um comunicado da SADC partilhado no término da cimeira, que decorreu sob o lema “Capital humano e financeiro: Os principais factores da industrialização sustentável na região da SADC”, refere que há progressos alcançados relativamente à situação de segurança na província de Cabo Delgado.
João Lourenço indicou que a cimeira recebeu um relatório- -balanço sobre a implementação do mecanismo em homenagem aos fundadores da SADC e entregou uma medalha ao Tenente-General Seretse Khama Ian Khama, antigo Presidente do Botswana e filho de Seretse Khama, primeiro Presidente da República deste país e um dos fundadores da organização, em reconhecimento do seu legado e contribuição para a região. Leia mais…