O Secretário-Geral da Frelimo e candidato presidencial desta formação política às eleções de 9 de Outubro, Daniel Chapo, escalou ontem a província de Maputo, onde prometeu trabalhar no sentido de imprimir nova dinâmica no sector agrícola, através da promoção da mecanização acompanhada de toda cadeia de valor, que inclui atracção de mais investidores, tendo como objectivo a criação de emprego, sobretudo para os jovens.
Falando no distrito da Manhiça, província de Maputo, Chapo disse ser detentor de experiência reconhecida na agricultura, dando como exemplo o trabalho que desenvolveu recentemente na província de Inhambane, onde era governador, que culminou com a criação de várias empresas agrícolas que propiciaram um novo ímpeto na produção.
Segundo o candidato presidencial do partido no poder, Inhambane passou de uma província dependente, no que diz respeito ao consumo de produtos como banana, batata-reno, para fornecedora das províncias como Manica, Sofala e Zambézia. “Tiramos Inhambane do papel importador, para exportador de grande parte da fruta e outras culturas. É esta prática que vamos imprimir não só para o distrito da Manhiça, mas para o país”, frisou. Leia mais…