TEXTO DE ATANÁSIO ZANDAMELA E MARIA DE LURDES COSSA
Ocandidato presidencial da Frelimo às eleições de 9 de Outubro próximo, Daniel Chapo, pretende trabalhar com vista a criar condições para a prática de uma agricultura mecanizada, como forma de contribuir para a empregabilidade da juventude.
Chapo, que falava durante a sua apresentação pública, dirigida pelo Presidente do partido, Filipe Nyusi, ocorrida sexta-feira finda em Chimoio, na província de Manica, reconhece a importância da agricultura não só para o sustento da população, mas também para a geração de empregos. Lembrou que conseguiu transformar a província de Inhambane de um ponto de consumo para um local de produção agrícola.
“Temos uma humilde experiência de Inhambane onde dividimos a agricultura em comercial, familiar e ainda achamos que tínhamos de ter uma agricultura que sustenta as famílias, e que não tem muita diferença com a familiar… Quando chegamos a Inhambane, em 2016, encontramos uma província que tudo que consumia vinha do mercado grossista de Zimpeto (Maputo) e o que era produzido localmente era apenas o consumo local”. Leia mais…