Os quatro candidatos concorrentes ao cargo de Presidente da República centralizaram as suas atenções, semana passada, na província de Gaza, onde cada um, à sua maneira, procurou garantir a simpatia do eleitorado, com vista às eleições do próximo dia 15 de Outubro.
O candidato do MDM, Daviz Simango, foi o primeiro a escalar a província de Gaza, no domingo passado, para prometer aos vendedores do mercado Limpopo, na cidade de Xai-Xai, uma vida digna aos moçambicanos, começando com um “cerco apertado” à corrupção e ao combate à pobreza absoluta que, no seu entender, têm sido as principais preocupações do povo.Daviz Simango trabalhou também nos distritos de Chókwè, Chibuto e Bilene, apelando à reflexão e coragem no momento de escolher o programa que melhor satisfaz as necessidades da província.
O candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, que concorre para a sua própria sucessão, chegou na segunda- -feira a Gaza e, no mesmo dia, orientou comícios nas cidades de Xai-Xai e Mandlakazi. Nyusi foi o único dos aspirantes à Ponta Vermelha que chegou à zona norte de Gaza, nomeadamente aos distritos de Mapai, Mabalane e Massangena, para pedir o voto da continuidade das acções de desenvolvimento do país, prometendo mais acções concretas.Na terça-feira foi a vez do candidato da Renamo, Ossufo Momade, o único que não pernoitou em Gaza, desfilar com sua caravana na cidade de Xai-Xai, onde prometeu, em caso de vitória, tirar a população desta província da pobreza absoluta, através de uma governação que considerou de justa e comprometida com os anseios populares. Leia mais…