Início » Caligrafia e redacção devem ser obrigatórias

Caligrafia e redacção devem ser obrigatórias

Por Jornal domingo

– defende Brazão Mazula, antigo reitor da Universidade Eduardo Mondlane

TEXTO DE JORGE RUNGO e FOTOS DE FÉLIX MATSINHE

O antigo reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) Brazão Mazula dissertou, há dias, na Conferência Nacional sobre Educação de Qualidade em Moçambique, e deixou claro que a busca pela qualidade no ensino implica mudanças radicais em toda a dimensão do que tem sido feito na actualidade neste sector.

No caso do ensino primário, apontou que o aluno deste nível deveria transitar para o secundário socializado o suficiente e com competência visível na comunicação. “Isto significa que o ensino, em todas as disciplinas, deve mostrar ao aluno que existe uma relação entre o pensamento, a linguagem e a realidade”.

Enfatizou que se estes pressupostos forem satisfeitos, o ensino passa a ser um processo transformador e performativo. “São importantes as disciplinas de comunicação e linguagem, como a escrita com boa caligrafia, o exercício da leitura orientada e o domínio da gramática e a tabuada”.

No caso da caligrafia, sublinhou que, através dela, se avalia a personalidade do indivíduo. “A boa caligrafia significa que a pessoa se preocupa em se comunicar bem e em fazer-se entender. É também um diálogo. A criança aprende a dialogar com o leitor, escrevendo bem. O professor não pode ser indiferente à caligrafia do aluno. O domínio do computador não substitui a boa caligrafia”, sublinha.

Para Mazula, cujos pergaminhos em matérias de docência e pedagogia são inquestionáveis, o aluno deve começar a ler algumas obras de escritores nacionais. Porém, a realidade analisada por ele e outros cientistas mostra que “mesmo em ‘colégios famosos’, os alunos praticamente não lêem, em grande parte, porque os seus professores também não lêem”.

Sobre o valor das disciplinas que são ministradas, apontou o caso da Biologia, disciplina que deve ajudar o aluno a descobrir-se, a constituição do corpo humano, os fundamentos dos cuidados de higiene, da idade apropriada de relações sexuais, e realçou que é nela que rapazes e raparigas aprendem a respeitar-se, e a razão por que se deve evitar casamentos e gravidez prematuros. Leia mais…

Você pode também gostar de: