Início » AFIRMA GUETA CHAPO: Chapo é solução dos problemas do país

AFIRMA GUETA CHAPO: Chapo é solução dos problemas do país

Por Jornal domingo

A esposa do candidato da Frelimo, Gueta Chapo, vincou que uma das principais apostas do governo da Frelimo e do candidato Chapo é a redução do elevado índice de desemprego que assola a juventude moçambicana.

Para o efeito, assegurou que caso vença as eleições, Daniel Chapo vai criar um banco de desenvolvimento para financiar iniciativas juvenis. “Será um banco do povo onde os jovens vão poder emprestar dinheiro para criar suas empresas, promoverem o auto sustento e ainda empregar outros jovens”, explicou.

Gueta falava ontem durante interacção com população da localidade de Muawasse, no distrito de Limpopo, província de Gaza, no âmbito da corrida eleitoral rumo ao escrutínio do dia 9 de Outubro.

Na ocasião, destacou que, sendo este distrito com grande potencial agrícola, o governo da Frelimo vai apostar na agricultura mecanizada e mobilizar empresas para dinamizar a economia. “Ele é a solução para os problemas que o país enfrenta. É o candidato certo porque é um homem que está preocupado com o bem-estar da população”, disse. Leia mais…

Frelimo vai apostar

em projectos sociais

– Pio Matos, cabeça-de-lista na Zambézia

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

O cabeça-de-lista da Frelimo, na Zambézia, Pio Matos, garantiu ontem, em Molumbo, que o partido vai continuar a apostar em iniciativas que ajudam a melhorar a vida da sociedade. Trata-se de projectos como abastecimento de água, melhoria das vias de acesso, edificação de escolas e centros de saúde, entre outros.

Pio Matos afirmou que vai também firmar parcerias com sector privado, no sentido de montar indústrias para garantir emprego aos cidadãos. “Iniciamos este ano com as obras de reabilitação das estradas. Vamos asfaltar 30 quilómetros. Já inauguramos oito escolas, das quais uma secundária, dois centros de saúde e um sistema de fornecimento de água, reconstruimos 50 furos deste recurso, mas ainda não estamos satisfeitos. Queremos fazer mais, por isso devem votar na Frelimo e no seu candidato”, apelou. Leia mais…

Tete pede melhores condições

TEXTO DE MARIA DE LURDES COSSA

Eleitores da província de Tete já desenham o tipo de Governo que querem em Moçambique nos próximos cinco anos e pedem água potável, melhores vias de cesso, sistemas de ensino melhor e de saúde robusto, empregos para os jovens, bem como habitação.

Babilônia dos Santos, 33 anos, residente do bairro Filipe Samuel Magaia, espera que o próximo presidente e o respectivo Executivo melhorem as vias de acesso no bairro e saneamento.

“Sofremos de águas negras, por isso somos vulneráveis à cólera e malária. Pedimos que resolvam esse problema”, disse e acrescentou “a água não jorra nas torneiras. Não entendemos as razões, pois tem um rio que podiam usar para nos fornecer. Que o próximo presidente resolva esses problemas básicos que nos assolam já há muito tempo”.

Babilônia fala ainda do excesso de ladrões e da poluição sonora no bairro. “Aqui tocam música de qualquer maneira, a partir das 4.00 horas e é muito barulho”, pediu. Para Marino Erasmo, 52 anos, é preciso que o próximo chefe do Estado reestruture o sistema de educação para que o país possa desenvolver. Aliás, para ele, as passagens automáticas devem ser abolidas, pois prejudicam os alunos. “Temos de fortificar a nossa educação. Não podemos ter crianças que não conhecem a história do seu país. Isso é grave”, lamenta. Leia mais…

Você pode também gostar de: