A Comissão Permanente da Assembleia da República (CPAR) anuiu ao pedido de adiamento do debate da Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) 2025 – 2044, decisão que foi tomada durante a II Sessão Extraordinária do Órgão realizada na manhã de hoje, em Maputo.
O debate, em plenário, da proposta de resolução atinente à ENDE tinha sido agendada para as sessões dos dias 16 e 17 de Abril corrente e, segundo o porta-voz da CPAR, Manuel Ramessane, a bancada parlamentar do PODEMOS solicitou o adiamento justificando o seu pedido pela “necessidade de lhe ser concedida tempo adicional, de pelo menos uma semana.
A ideia, conforme apuramos, é que a bancada possa apreciar de forma mais aprofundada e responsável este importante instrumento para a planificação nacional, tendo em vista a complexidade, extensão e impacto de longo prazo da ENDE sobre o futuro do país.
Na ocasião, as chefias das quatro bancadas parlamentares, nomeadamente FRELIMO, PODEMOS, RENAMO e MDM, acordaram em trabalhar em conjunto na elaboração das questões e sugestões a remeter ao Governo.