– Filipe Nyusi, durante a aula de sapiência no Primeiro Congresso Internacional da Universidade de Púnguè
TEXTO DE BENTO VENÂNCIO
BENTO.VENANCIO@SNOTICIAS.CO.MZ
O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, defende a promoção do desenvolvimento sustentável à escala global por forma a se prevenir danos ainda maiores sobre o meio ambiente.
Para o Presidente da República, as mudanças climáticas vieram para ficar e o aumento de temperaturas em todo o mundo revela o essencial dos problemas associados à acção negativa do Homem sobre o clima.
“Se não mudarmos agora, vamos condenar toda a humanidade. Temos de ter consciência de que não existe planeta alternativo. Temos, por isso, de agir em defesa do nosso planeta. Precisamos de sobreviver”, disse, acrescentando que toda a humanidade deve encarar a batalha de sobrevivência com toda a frontalidade necessária.
O Presidente da República referiu que o aumento da temperatura que causa mudanças climáticas provoca eventos climáticos extremos como ciclones, inundações e secas. “Estas alterações resultam também no aumento da insegurança alimentar, escassez de água, elevação do nível do mar, intrusão da água salgada, surgimento de desertos, doenças tropicais, perda de infra-estruturas socioeconómicas, perda da biodiversidade, entre muitos outros danos”. Leia mais…