Quando eu nasci, os homens já choravam. Quando eu me for, continuarão a chorar. Por que é que achas que tu não podes chorar? – L. F. Adamugy
Por Belmiro Adamugy
belmiro.admugy@snoticias.co.mz
Uma das mais importantes lições que se pode ter é aquela que nos ensina a viver. A vida, como se sabe, é uma verdadeira caixa de surpresas, mas precisamos de aprender, diariamente, a reagir às adversidades apresentadas. Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende… deve ser daí onde vem a máxima “saber não ocupa lugar”.
Diz-se que ensinar também é aprender. Aprender significa, por outro lado, Ser. Ser, por sua vez, implica um processo constante de transformação gerado pela liberdade e autenticidade, cuja atitude transforma- -se em verdade e evolução. É muito mais do que uma declaração de identidade entre sujeito e predicado. Implica evolução e transformação do indivíduo nos sentimentos e em todos os sectores e relações da sua vida. Significa renovar-se, evoluir, dar de si, amar, ultrapassar a clausura do próprio Eu isolado, estar interessado, desejar, dar. Leia mais…