Início » Banho de multidão

Banho de multidão

Por Domingos Nhaúle

A campanha eleitoral tendo em vista as sétimas eleições gerais arranca no dia 24 de Agosto próximo, e os concorrentes, sobretudo alguns candidatos, já fazem aparições públicas para se apresentar ao eleitorado. Nessas aparições, cidadãos de diferentes faixas etárias têm acompanhado as apresentações naquilo que se designa por “banho” de multidão.
Trata-se de um movimento típico em períodos eleitorais em que os cidadãos querem ver de perto principalmente os candidatos à Presidência da República.
O fenómeno acontece desde a realização das primeiras eleições no ano de 1994, em que as pessoas seguem as caravanas dos candidatos, alguns levados na onda do movimento que se cria em que há passeatas e, quiçá, distribuição de alguns artigos, entre capulanas e camisetas. Este ambiente tem criado diversas percepções para os concorrentes, por um lado, e os potenciais eleitores, por outro. Os primeiros interpretam a afluência dos cidadãos como sinónimo de simpatia com eles próprios, enquanto a população vai na onda que se cria, na maioria das ocasiões por falta de entretenimento ou ocupação.

Você pode também gostar de: