A intolerância é definida como a qualidade do que ou de quem é intolerante. Ela pode se manifestar pela falta de vontade ou habilidade em aceitar e respeitar as diferenças, sejam de opinião, atitude ou ideia.
Feliz ou infelizmente, nos tempos que correm a globalização e o desenvolvimento tecnológico têm, em muito, permitido mudanças radicais naquilo que são os princípios e condutas que sempre nortearam a sociedade. Este facto tem trazido consigo conflitos ou problemas nas relações interpessoais.
Por conta disso, a sociedade vive momentos de profunda crise de valores. Esta frase quase que se tornou cliché. Contudo, é um facto irrefutável. Esta crise de valores é também sustentada pela intolerância, acompanhada pelo narcisismo e o egocentrismo excessivo, que tem levado as relações humanas à situação de caos.
É que as pessoas estão com as atenções tão viradas para si mesmas, a ponto de se cegarem em relação ao que está diante delas. Ou seja, estão muito egocêntricas que não conseguem escutar os outros com alguma empatia. Provavelmente, o caro leitor já se terá apercebido que as conversas actuais são apenas exaltação do nosso eu. Leia mais…
Intolerância à opinião alheia
264
Artigo anterior