O Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, instou, semana passada, os juízes do tribunal a emitirem, com urgência, um mandado de captura contra o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, por alegados crimes cometidos na guerra em Gaza.
Para além de Netanyahu, Khan pede também a detenção de outras figuras do governo israelita e líderes do Hamas, que considera serem responsáveis pelos crimes cometidos pelo Hamas em Israel durante o ataque de 7 de Outubro e a subsequente guerra de Israel em Gaza. Com este pedido, o TPI é instado a emitir um mandado que, mais uma vez, poderá ser “para o inglês ver”, tendo em conta que é quase nula a possibilidade de o primeiro-ministro israelita ser detido para ser apresentado no TPI.
No passado mês de Maio, Karim Khan fez saber que havia solicitado ao TPI a emissão de mandados de captura contra líderes de Israel e do Hamas. Do lado de Israel está Benjamin Netanyahu e o seu ministro de defesa, Yoav Gallant. Do lado do Hamas são citados o líder do Hamas, Yahya Sinwar, o chefe militar, Mohammed Al-Masri, e o antigo líder político Ismail Haniyeh, que foi assassinado em Julho no Irão.
Os procuradores do TPI afirmam que existem motivos razoáveis para acreditar que estes indivíduos têm responsabilidade criminal pelos alegados crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos tanto no incidente terrorista do Hamas em 7 de Outubro passado como na guerra que Israel iniciou em Gaza. Leia mais…