Roma e Maputo estão ligados. Roma, como reza a história universal, foi preponderante em toda a região do Mediterrâneo e foi uma das mais poderosas entidades políticas do mundo antigo. Maputo, já foi baía da Lagoa. Pensa-se que os primeiros europeus, e por extensão os italianos visitaram a baía em 1502. Antes deles, já cá estavam os rongas (povo do sol nascente). Maputo, antes Baía da Lagoa e Lourenço Marques, tornou-se, rapidamente, um importante ponto de chegada e de partida, quer para os ocidentais, quer para os orientais.
Roma e Maputo estão ligados também pelo Acordo Geral de Paz de 1992. O tratado encerrou uma das páginas mais sangrentas da nossa novel pátria. Infelizmente, diga-se, voltamos ao mesmo, embora com outra denominação, no norte do país, onde o anjo da morte e da destruição aportou com todos os seus sequazes.
Mas, tal como Rômulo e Remo, dois irmãos abandonados à própria sorte, vamos lutar para que a liberdade seja um facto. Temos exemplos: em 1964, jovens meteram mãos na massa e em 1975 alcançamos a independência nacional. São outras conexões com Roma, que agora se juntam às cidades de Nampula e Beira, por intermédio de um apelo à paz. Leia mais…
A paz é nossa cultura
238
Artigo anterior