POR CAROL BANZE
CAROL.BANZE@SNOTICIAS.CO.MZ
Transmite-nos um pensamento que a arte, um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos homens a serem humildes, tolerantes e sábios.
Das narrativas de Charles Perrault, igualmente se tiram belas lições de vida, uma conclusão saída das peripécias experimentadas pela Gata borralheira, que da humilhação à qual tinha sido votada, brotou um gratificante epílogo que sacramenta a existência da lei do retorno. A verdade é que a moral da história serve de conforto aos destratados, e a este ensinamento acrescenta-se mais, a narrativa do Pequeno Polegar, o anão que com sabedoria vence gigantes detentores de uma força opressora e arranca-os das ilusórias fasquias, onde teimosamente as suas preferências se abrigam. A regra da vida vê-se, portanto, reflectida em contos com narrativas verossímeis,que replicam de maneira necessária a saga traçada ou vivida pelos humanos.
A história de Zacarias, um homem excessivamente tímido, de vocabulário reduzido, assemelha-se aos ditos e narrados que invadem o imaginário popular. Leia mais…