Início » ECOS DA POBREZA E DO DESENVOLVIMENTO

ECOS DA POBREZA E DO DESENVOLVIMENTO

Por admin

Moçambique versus África do Sul nos Jogos Escolares

O jogo pelo conhecimento da ciência entre adolescentes, jovens e adultos nos ensinos Primário e Secundário em Moçambique e na África do Sul esta muito renhido.

Na primeira parte, os dois países estão empatados.

Na África do Sul, professores passam mais tempo nas salas de aula das escolas publicas ou do Estado a brincarem com telemóveis em vez de ensinarem crianças.

Apenas ensinam durante os primeiros 10 minutos de cada aula e depois entram nos facebooks, whatsap ou twitters e seguir vão para sala de professores tomarem chá.

Alunos querem “policiamento” para professores em tempo de aulas por inspectores da educação, mas o sindicato dos “teachers” não quer ver “policias” nas escolas.

No final de ano, alunos passam de classe sem conhecimento de ciência e outras regressam a casa com grávidas. Em 2013 mais de 90 mil alunas foram para casa com grávidas de seus colegas e de professores.

Apesar de não ter recebido educação escolar formal durante sua adolescência e juventude, o Presidente Jacob Zuma fez contas e disse que crianças das zonas antes marginalizadas pelo Apartheid apenas são ensinadas três horas e meia por dia, resultando num atraso acumulado de três anos nos seus respectivos percursos de ensino.

Em Moçambique, as novas tecnologias ocupam professores nos principais centros urbanos onde a rede de telefonias móveis e relativamente mais rápida ou funcional do que em zonas rurais, como Tevele ou Nhauchua, em Massinga, ou Santungira, em Gorongosa, onde a “melhor” rede se consegue nos cumes de muros-de-muche.

As crianças na PATRIA AMADA têm passaporte de passagem automática para a regiao da PRINCESA Quinta Classe, sem paragens na Primeira, Segunda, Terceira e Quarta mesmo sem saberem ler nem escrever nas escolas publicas ou do Estado. Não importa se o senhor professor deu bem as aulas durante o ano lectivo.

Os penúltimos três Ministros de Educação negaram em entrevistas separadas com autor desta crónica que tenham assinado passaportes de passagens automáticas, para crianças, mas em todo o Pais dos Heróis, Flores que Nunca Murcham chegavam todos os anos a região da Princesa Quinta Classe sem saberem ler nem escrever seus próprios nomes.

No ensino Medio Secundário, a Nação Arco-íris, criada pelo falecido cunhado Nelson, esta empatada com a Pátria Amada em relação a fraude académica.

Este ano foram anulados exames em algumas regiões do Pais na sequencia da descoberta de alunos com enunciados e respostas das provas que ainda iam fazer.

Os dois países estão empatados nos Jogos Escolares.

Na próxima crónica do Desenvolvimento Mundial a Duas Velocidades vamos analisar as competições no Ensino Superior entre os dois países vizinhos. (x)

 

 

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana

StatCounter - Free Web Tracker and Counter