Meus caros camaradas do Comité Central do nosso glorioso partido Frelimo, escrevo para dizer que não estou a gostar nada de muita coisa que ando a ouvir por aí, muitas vezes cartas eassobios publicados em jornais que fazem o trabalho do inimigo. Camaradas, se não tivermos olho, ouvido e mente abertos, corremos o risco de sermos vítimas da infiltração do inimigo.
Não gostei nada de saber que anda por aí um grupo de pessoas indisciplinadas que nos querem confundir, criar divisão entre nós e favorecer os seus amigos da oposição.
Sei que há muita gente que não está satisfeita com o sucesso do nosso partido e da direcção do camarada Presidente Guebuza e acha que os candidatos do partido não devem ser aqueles que foram escolhidos, mas outros. Essas pessoas são membros da Frelimo mesmo? São membros do Comité Central? Faz favor!
Camaradas, se não formos unidos, se não trabalharmos como deve ser e se não formos vigilantes, vamos deixar que o inimigo nos destrua. Desde quando, camaradas, o nosso partido funciona com base em cartas que não têm dono? Será que estamos a permitir que de novo o nosso partido tenha reaccionários no seu meio? Quem pensam que são essas pessoas que se escondem atrás de cartas? O que querem essas pessoas? Trabalham para quem? Será que essas pessoas sabem o que significa disciplina na Frelimo? Por favor, camaradas.
Camaradas, o nosso camarada Presidente Armando Emílio Guebuza disse, no lançamento das festividades dos 50 anos do partido que “há pessoas que acham que são mais importantes que a Frelimo”. Meus camaradas, nenhum de nós é mais importante que a Frelimo e nenhum de nós pode achar que tem direito a contribuir para ajudar os outros. Ninguém mesmo, camaradas. Ninguém é “membro influente” se não sabe respeitar a nossa disciplina, os nossos estatutos e os nossos deirigentes. Esses malandros que andam a escrever cartas são mais influentes que quem? São mais influentes que os camaradas Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza, Alberto Chipande, Mariano Matsinhe, Raimundo Pachinuapa, Sérgio Vieira, Margarida Talapa, ou outros? Quem vos deu direito de desobedecerem a disciplina que nos levou de Nachinguweya até hoje?
Me dói muito ver um partido como o nosso a ser banalizado por miúdos como aquele jovem Frangoulis. O que ele quer na verdade? Uma pessoa que não foi capaz de investigar bem o processo Cardoso e que se viu bem que deixou pessoas de fora no processo, tem direito a vir falar mal da organização que lhe criou e lhe ajudou a estudar e a ser polícia? Este jovem passou a vida a falar mal do camarada Presidente Honorário, a dizer que ele e o camarada Manhenje é que lhe estragaram a vida, mas nunca disse como eles estragaram a vida dele. Agora quer vir nos dizer que a Frelimo estragou a vida dele? Não é para isso que lutamos camaradas. O Dr Frangoulis sempre andou a dizer que ele é a pessoa mais indicada para ser Director Nacional da PIC. Ele pensa que é melhor que quem? Se não foi capaz de investigar bem um caso, como pode dirigir uma polícia toda? Quem é que lhe deu muita corda para falar assim como fala? Camaradas, é tempo de acabar com isto.
Outro malandro que pensa que sabe mais que todos é o senhor Salomão Moyana. Por favor! Como ele não consegue aconselhar o amigo dele Afonso Dhlakama a virar gente, acha que deve se meter nos assuntos da Frelimo? Quem lhe deu autorização para não respeitar o camarada Secretário-Geral? O que é que ele andava a fazer sempre em Santunjira quando Dhlakama ainda vivia lá? O que estava a fazer no dia 17 de Outubro de 2013, até ao ponto de aparecer ao lado de Dhlakama num comício? Ele trabalha para quem? Será que ele não tem mais assuntos a tratar no jornal dele para andar sempre a inventar histórias da Frelimo? Meus camaradas, uma pessoa que dá 10 quilos de carne aos seus trabalhadores como pagamento de salário, não tem estatuto para criticar a nossa Frelimo. Ele é melhor que quem? Uma pessoa que levou o MISA a falência não pode ter direito de criticar a Frelimo. O pior é que ele anda a escrever mentiras. Isso é que me dói.
Outra coisa: sempre que leio o SAVANA sei que hei-de encontrar mentiras e mais mentiras. Primeiro andaram a dizer que no 10º Congresso haveria confusão, mas o camaradas foram responsáveis e tivemos aquele sucesso todo. Agora querem nos dizer que na próxima reunião do Comité Central haverá problemas de novo. Quem o Fernando Lima pensa que é? Agente da CIA? Quem são os patrões dele para pensar que pode ofender a todos nós? Será que ele tem o seu ou sua candidata e que não foi escolhido? Diga-nos de uma vez por todas a favor de quem cria essa confusão toda. Camaradas, não se esqueçam que este mesmo senhor andou a fazer campanha a favor da oposição na Zambézia, nas eleições autárquicas. Se ele já mostrou que apoia a oposição, quem lhe deu direito para falar das coisas da Frelimo? Vamos abrir o olho camaradas, por favor.
Agora, há outros malandros que dizem ser moçambicanos, mas que preferiram viajar para o estrangeiro e a partir de lá andar a escrever cartas para nos ofender. O senhor Machado da Graça preferiu ir viver em Coimbra para mostrar que é mais moçambicano que quem? Se ama tanto os moçambicanos porque precisa voltar para os seus patrões? O Castelo-Branco acha que Londres é Moçambique? Se são patriotas porque não ficam aqui e fazem política aqui? A melhor forma para nos confundir na Frelimo é ir ao estrangeiro? Temos que ter cuidado com essa gente camaradas.
Meus camaradas do Comité Central, espero que voces não andem a distrair-se pelas brincadeiras desses malandros todos, que só querem usar a Frelimo para atingir os seus objectivos, que são ajudar os seus patrões do apartheid, os fascistas portugueses e os da Rodésia.
Nas vossas mãos, meus camaradas, está o futuro deste país, pois o candidato que vocês escolherem terá o nosso apoio e o apoio de todos os moçambicanos. Não vamos permitir que malandros, encapados de membros da Frelimo venham atrapalhar-nos. Pergunto eu, meus camaradas: esta confusão toda que estes malandros querem provocar, favorece a quem? Aos patrões deles, claro. Aos amigos deles que andam na oposição. Camaradas, nós sempre dissemos que a Frelimo é o guia do povo e do Estado. Não podemos mudar as regras agora. Não podemos deixar que os malandros sejam o guia da Frelimo. A Frelimo é o povo e devemos procurar o que o povo quer e não o que os malandros querem.
Por isso, meus camaradas do Comité Central, vamos usar as nossas armas para encurralar o inimigo que vem pela mão desses malandros. Vamos usar a Unidade, o Trabalho e a Vigilância. Meus camaradas, eu não preciso dizer que voces são especiais e que são responsáveis. Se os camaradas vos escolheram para essa missão é porque sabiam que voces são tudo isso. E como voces são inteligentes, responsáveis e patriotas, estão preparados para não se deixar contaminar por esses malandros. Voces são o nosso orgulho e sei que saberão escolher o melhor candidato para a Frelimo. Por favor, não permitam que o sangue derramado pelos nosso camaradas na luta de libertação seja desvalorizado por esses malandros.
Muito obrigado meus camaradas por terem perdido o vosso tempo para ouvir a minha reclamação e chamada de atenção. Mas não se esqueçam: tenham cuidado com esses malandros. Camaradas, unidos venceremos.
Francisco Gulamanda