Início » Violência, álcool e droga preocupam em escolas

Violência, álcool e droga preocupam em escolas

Por Jornal domingo

TEXTO DE ABIBO SELEMANE
ABIBO.SELEMANE@SNOTICIAS.CO.MZ

Pais e encarregados de educação são chamados pelas direcções das escolas da província e cidade de Maputo a se tornarem vigilantes para que os seus educandos não consumam drogas nem álcool.
São ainda convidados a vigiar os filhos para não se juntarem aos grupos de malfeitores que causam terror em muitos estabelecimentos de ensino ou no trajecto casa-escola-casa.
Apurámos que há relatos preocupantes todos os anos sobre a existência de alunos, na sua maioria menores de idade, envolvidos neste tipo de crimes e comportamentos. O que aflige as direcções das escolas é que, quando alguns pais ou encarregados de educação são chamados para lhes ser dado a conhecer o comportamento dos filhos e educandos, não comparecem, alegadamente porque estão cansados das atitudes dos filhos.
Noutras situações, os pais mandam amigos, empregados domésticos ou familiares distantes para os representar nos encontros com professores; há casos em que simplesmente optam por transferir os filhos para uma outra escola ou responsabilizam os professores pela má conduta daqueles.
Passadas quase quatro semanas depois do arranque das aulas do presente ano, por exemplo, a Escola Secundária da Matola, distrito da Matola, já reportou três casos de alunos que foram encontrados com bebidas alcoólicas na pasta durante o processo de controlo das mochilas escolares. Leia mais…

Você pode também gostar de: