Um vendaval destruiu na tarde da última quinta-feira diversas infra-estruturas públicas e privadas no distrito de Homoíne, província de Inhambane, sem no entanto, causar vítimas humanas.
Registado por volta das 17.00 horas, tendo o povoado de Vavate no Posto administrativo de Phembe, distrito de Homoíne como epicentro, o vendaval deitou abaixo seis salas de aula em duas escolas primárias, três residências de professores, algumas palhotas da população e algumas árvores.
Sobre os estragos ocorridos nas escolas, o Director Distrital de Educação em Homoíne, Eurico Muando, assegurou que não obstante o ocorrido, as aulas decorrem normalmente e a população está a trabalhar no sentido de reconstruir as salas destruídas. Aliás, conforme deu a conhecer, as salas afectadas são de construção precária e tinham sido edificadas pela própria comunidade.
“Acreditamos que ao longo desta semana as salas de aula serão repostas em resultado da pronta resposta da comunidade. Já na sexta-feira algumas pessoas levaram estacas para o início do trabalho de reposição das casas dos professores”, disse.