Desconhecidos vandalizaram, na madrugada de hoje, um poste de Média Tensão, na Zona de Tenga, Distrito de Moamba, Provincia de Maputo.
Os malfeitores queimaram e serraram o poste de madeira, acto que culminou com a interrupção no fornecimento de energia eléctrica a cerca de 5500 clientes dos Bairros de Nlhanguene e Maqueza, localidade de Tenga, e parte de Pessene e Gumbana. Todavia, a Vila de Moamba e uma parte de Pessene estão a ser alimentados por vias alternativas.
Por outro lado, registou-se na manhã de hoje uma anomalia na Subestação Intermédia de Tavene, na Província de Gaza, provocando a interrupção do fornecimento de energia eléctrica a cerca de 60.000 clientes de todos os bairros do Município de Xai-Xai, Bairros Patrice Lumumba, Chilaulene, Zimilene, Inhamissa, Marien Ngouabi, Praia de Xai-Xai, Fidel Castro e Ndambine 2000. A avaria foi resolvida e reposto o fornecimento normal de energia.
Ainda durante a noite de ontem houve registo de uma avaria da Linha de Alta Tensão que afectou cinco Subestações na Província de Maputo. Como consequência, cerca de 100 mil clientes ficaram sem energia na Matola Rio, Djuba, Djonasse, parte de Chinonanquila, Chizuquine, Reserva Espacial, Mini Bangalala, Machangulo, Ilha de Inhaca, Ndelane, Ponta Macongo, Condomínio Vila Esperança, Tavira, Phafene, Maluana, Vundiça e Macandzene, na Província de Maputo. No entanto, o fornecimento da corrente foi reposto para todos os clientes, com excepção de Mini Bangalala e Condomínio Vila Esperança.
Segundo a Electricidade de Moçambique (EDM), neste momento, decorre a mobilização de equipamento para repor os materiais danificados e assegurar o restabelecimento do fornecimento normal de energia eléctrica ás zonas afectadas, com a maior brevidade possível.
57
Artigo anterior