O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) e o Fórum Empresarial para o meio ambiente (FEMA) ofereceram, segunda-feira, um acervo bibliográfico à Universidade Pedagógica de Maputo (UPMaputo).
O evento teve lugar na sala dos grandes actos da UPMaputo, com o principal propósito de valorizar a pesquisa, contribuir na produção do conhecimento e no fortalecimento da relação entre as instituições visadas.
A oferta efectuada pelo IESE corresponde a 14 caixas de livros sobre Desafios para Moçambique de 2017 a 2020, onde constam algumas publicações sobre diversas áreas de suas pesquisas.
O FEMA disponibilizou 126 títulos com uma variedade de temáticas, na sua maioria sobre as ciências naturais e o meio ambiente. Estes materiais ficam agora disponíveis não só para a comunidade da UPMaputo, mas também para o público em geral, uma vez que o acesso à Biblioteca não é limitado.
O Reitor da UPMaputo, Jorge Ferrão, manifestou agrado pela disponibilização dos livros e cogitou a possibilidade de alguns destes abrangerem as escolas parceiras da universidade.
Ferrão disse ainda que, o material aparece num bom momento, pois, está-se a intensificar as pesquisas na área ambiental, lançando igualmente, o desafio da disponibilização de mais livros e de abertura de oportunidades de pesquisa para estudantes do sexo feminino.
Por sua vez, em representação do FEMA, João Viseu referiu que assuntos ligados ao meio ambiente nunca ficam desactualizados, razão pela qual o acervo é de grande utilidade, devendo se por isso, fazer-se uso dos livros assim como aplicar os estudos e os trabalhos.
Enquanto isso, o director do IESE, Sérgio Chichava, reiterou o compromisso com a missão de conectar a investigação com a formação e disseminar dos resultados de pesquisa.
42
Artigo anterior