Início » Uma experiência imersiva no Parque Nacional da Gorongosa

Uma experiência imersiva no Parque Nacional da Gorongosa

Por Belmiro Adamugy

A vida selvagem exerce sobre o Homem um fascínio inexplicável. Se calhar tem uma relação com a vida dos nossos antepassados que, para sobreviverem, recorriam invariavelmente à caça. Mas também podem ser da romantização da vida animal, muito bem conseguida pelo genial Edgar Rice Burroughs que nos deixou grafada a história de Tarzan, um homem que vivia na selva e falava com os animais… quem sabe?!

De qualquer modo, há quem sonhe em ver, no habitat natural, um elefante, girafa, mabeco, um leopardo ou o rei da savana, o majestoso leão… e tudo isso, e muito mais, pode ser visto “ao vivo e a cores” no mítico Parque Nacional da Gorongosa (PNG), na província de Sofala.

E um grupo de jornalistas, com a cumplicidade do bonacheirão do Joaquim Ngomane, responsável pelos programas de saúde, a simpática Larissa de Souza, e outros amigos, lá conseguimos fazer um safari imersivo e emocionante pelo PNG.

Desde logo, o caminho que leva ao Chitengo, promete muita emoção, é que ao longo daquele troço de terra batida, é normal ver babuínos, impalas e pivas, que parecem estar já habituados ao roncar dos motores dos carros que ali circulam… sempre abaixo dos 40 quilómetros/hora.

Aqueles herbívoros servem de catalisadores para a verdadeira viagem pelo interior do parque. Máquinas fotográfica e telefones “disparam” a cada avistamento.Nos rostos dos excursionistas é possível perceber a ansiedade pelos próximos passos. Leia mais…

Você pode também gostar de: