Estão, desde a última quinta-feira, em operação as pontes aéreas dos bairros 25 de Junho e George Dimitrov, no Troço Jardim-Benfica, na Estrada Nacional Numero Um (EN1), no Município de Maputo,
cujas obras estavam inseridas no projecto da reabilitação e ampliação da Avenida de Moçambique.
Trata-se de pontes que vão permitir a redução do nível de atropelamentos de peões, cuja circulação é elevada, e que tentam atravessar a estrada naqueles dois cruzamentos.
A presença de escolas ao longo daquele troço sempre constituiu preocupação em termos de falta de segurança na travessia, em que pais e encarregados de educação.
Os utentes daquela estrada referem que as infra-estruturas chegaram numa boa altura, pois há muito que as pessoas eram atropeladas ao tentar atravessar a via.
Marcelo Cesário, morador no bairro George Dimitrov, considerou que a entrada em operação da ponte representa um grande alívio, pois vem tranquilizar os residentes daquele bairro, no que à segurança rodoviária diz respeito.
“O gesto é bem-vindo. O que resta, neste momento, é seguir as regras de travessia. O que temos vindo a assistir noutros locais, como, por exemplo, no Cemitério de Lhanguene ou na drenagem, é que, mesmo com a ponte à vista, as pessoas preferem arriscar a vida atravessando a estrada e isso às vezes tem nos custado caro”, disse.
Marcelo Cesário sugeriu a criação duma equipa para poder sensibilizar os alunos e moradores daquelas zonas no sentido de se habituarem a escalar a ponte, de forma a garantir a sua segurança.
Para Emílio Raul Diche, morador de Inhagóia, a construção da ponte é um sinal de crescimento da autarquia, pelo que este vem responder a uma das preocupações dos seus residentes.
É um alívio para nós que víamos pessoas a serem atropeladas naquelas estradas, disse.