Início » Trabalha-se duro no Baixo Limpopo

Trabalha-se duro no Baixo Limpopo

Por admin

O Baixo Limpopo, um “gigante adormecido”, na província de Gaza, mas capaz de alimentar o país inteiro e garantir a sua segurança alimentar, está agora a ser transformado para desempenhar esta sua função.

 Quem passa pela Estrada Nacional Número Um (EN1) e olha para o extenso vale Chicuambane fora, nota logo que há ali trabalho de china: árduo, preciso, paciente e resplandecente. Brevemente, os cerca de 70 mil hectares de terra vão falar outra língua em termos de produção agrícola.

domingoesteve recentemente em Gaza para ver in loco o trabalho que está ali a ser feito e voltou maravilhado. Ali se trava uma verdadeira batalha contra a fome. Além da transferência de tecnologias dos grandes produtores para os pequenos com vista a aumentar a produtividade agrícola, está a ser feita a introdução da nova variedade chinesa de arroz denominado “Simango” que vai fazer subir a produção das actuais duas e meia para cerca de oito toneladas por hectare. Estão a ser abertas, no meio do vale, pequenas barragens, valas de drenagem e diques, mas também estradas para a circulação de máquinas e camiões. Vão ser construídas fábricas de processamento do arroz e armazéns com capacidades para conservar entre 10 a cem mil toneladas do cereal, entre outras acções que ali estão a ocorrer. Veja a reportagem nas páginas seguintes.

Fotos de Inácio Pereira

Você pode também gostar de: