Início » Standard Bank promove campanha de cidadania em Pemba

Standard Bank promove campanha de cidadania em Pemba

Por admin

O Standard Bank promoveu, de quinta-feira a sábado último, no município de Pemba, província de Cabo Delgado, à emissão gratuita de mais de três mil documentos essenciais, nomeadamente Bilhetes de Identidade, Cédulas Pessoais e NUIT(Número Único de Identificação Tributária), dando continuidade ao projecto de cidadania, iniciado em Agosto de 2011.

Esta campanha tem por objectivo promover o gozo efectivo da cidadania às populações mais carenciadas, através da promoção gratuita da identificação civil e tributária, bem como contribuir para a melhoria das estatísticas de registos a nível nacional.

Durante os primeiros dois dias de trabalho, em Pemba, as brigadas móveis da Autoridade Tributária de Moçambique, do Registo e Notariado e da Direcção Nacional de Identificação Civil processaram 1.417 NUITs, 300 Cédulas Pessoais e 1.346 títulos de identificação para Bilhetes de Identidade biométricos, respectivamente.

A propósito do projecto que decorreu concretamente no bairro Alto Gingone, Tomáz Salomão, presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, considerou que "esta acção visa ilustrar que, para o nosso Banco, os 120 anos que celebramos este ano só fazem sentido se os mesmos significarem a melhoria das condições de vida das comunidades onde operamos".

"O projecto de cidadania foi criado há sensivelmente quatro anos, com o propósito de apoiar os cidadãos a terem acesso aos documentos de identificação e desta vez coube aos munícipes de Pemba beneficiar deste programa social, que já escalou as províncias de Maputo, Gaza, Manica e Nampula", realçou Tomáz Salomão.

O secretário do bairro Alto Gingone, Abdul Razak, referiu que "o Standard Bank, com este projecto, está a prestar um apoio significativo aos residentes da cidade de Pemba e não só, tendo em conta que a maioria dos jovens daqui não possui documentação civil, razão pela qual enfrenta muitas dificuldades para a abertura de contas bancárias ou mesmo quanto se trata de apresentar os documentos exigidos para se habilitar às vagas de emprego".

"Considero esta acção muito importante, sobretudo para a camada juvenil, daí que constitui, para nós, uma valia, principalmente pelo facto de isto estar a acontecer no meu bairro", frisou Abdul Razak.

Abordado no decurso da campanha, Sebastião Pimentel, representante da Direcção Nacional de Identificação Civil, disse que a sua brigada conseguiu atender ao maior número que foi possível de pessoas, pois "houve uma adesão positiva por parte da população que afluiu em massa".

"Estamos a realizar um trabalho árduo, pois há muita procura por documentos sobretudo por parte de jovens e crianças e estamos a atender mais de 400 pessoas por dia", indicou.

Esta acção, que se enquadra na estratégia de responsabilidade social do Standard Bank, coincidiu com a realização, em Pemba, do jogo de abertura do Moçambola 2014, prova para a qual o Banco é um dos principais patrocinadores, ao abrigo de um acordo, por cinco anos, celebrado em 2010.

Neste contexto, o Banco ofereceu 120 bolas ao Conselho Municipal da cidade de Pemba, como forma de apoiá-la na promoção da prática do futebol na província.

Você pode também gostar de: