Início » STAE ultrapassa média exigida internacionalmente

STAE ultrapassa média exigida internacionalmente

Por admin

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) diz ter ultrapassado a média exigida a nível internacional, correspondente a 75 por cento, ao conseguir recensear três milhões e 58 mil

 eleitores, o equivalente a 85 por cento do número previsto, decorridos os dois meses estabelecidos para o recenseamento eleitoral, nas 53 autarquias existentes no país.

Dados avançados semana finda, em Maputo, pelo director-geral do STAE, Felisberto Naife, indicam que foram recenseados três milhões, 58 mil e 386 eleitores, o que corresponde a 85 por cento dos três milhões e 490 mil dos eleitores previstos.

O director-geral do STAE manifestou a sua satisfação pelos números alcançados, tendo afirmado que “esse resultado foi conseguido graças ao trabalho efectuado pelos brigadistas, técnicos, entre outros órgãos que nos apoiaram.”

Felisberto Naife disse também que o STAE não vai prolongar o recenseamento, uma vez que não cabe àquele órgão deliberar sobre essa matéria, até porque “o STAE é um órgão técnico para a execução dos processos eleitorais de acordo com o calendário eleitoral.”

Naife assegurou que das 53 autarquias criadas, 24 conseguiram ultrapassar as metas estabelecidas, tendo algumas atingido 100 por cento ou perto dessa percentagem, nomeadamente, nas províncias de Tete, Manica e Gaza.

 Zambézia foi a província que registou menor número de eleitores e as restantes rondam entre os 80 e 90 por cento.

“Maputo cidade conseguiu recensear 85.71 por cento, província de Maputo 81.59, Gaza 95.36 por cento, Inhambane  93.88 por cento, Sofala 85.62, Manica 99.73, Tete 120.34 por cento, Zambézia 64.45, Nampula 80.04, Cabo Delgado 94.74 por cento e Niassa com 79.87 por cento”, elucidou Naife.

Actualmente, o STAE está a trabalhar no processamento de dados com vista a fixar os mandatos em cada autarquia, de modo a permitir que sejam aprovados pela Comissão Nacional das Eleições (CNE). Esse exercício permitirá que os partidos, as coligações de partidos políticos ou grupos de cidadãos possam apresentar as suas candidaturas a partir do dia 7 de Agosto próximo.

Entretanto, termina hoje a exposição do caderno eleitoral para confirmar se os dados lançados foram correctamente escritos, designadamente os nomes de votantes em todos postos de recenseamento nas 53 autarquias.

Sobre os casos de dupla inscrição detectados ao longo do recenseamento, Felisberto Naife considerou que esse ilícito eleitoral não manchou o processo, entretanto “será feito um trabalho de levantamento do número das pessoas detidas em alguns pontos de país em conexão com esses casos”. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana