O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, homenageou há dias a Directora-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, Augusta Maita, em resultado do seu empenho em prol da assistência humanitária durante a passagem dos ciclones Idai e Kenneth.
A consagração foi feita no contexto da celebração do Dia Mundial de Assistência Humanitária para o qual, as Nações Unidas entenderam destacar o papel desempenhado por várias mulheres a nível internacional que lidam com matérias relacionadas com este tema.
Para Augusta Maita, o prémio por si recebido deve ser visto como algo endereçado ao colectivo dos quadros do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) e do Governo como um todo. “Ter um reconhecimento destes com menos de um ano de trabalho no INGC dignifica o país”.
Sublinhou que a homenagem é muito importante porque significa que o trabalho realizado foi notório a nível mundial e o reconhecimento dá mais força para melhorar os mecanismos de assistência às vítimas. Leia mais…