A Sasol e seus parceiros estregaram na passada terça-feira às autoridades governamentais do distrito de Mabote, província de Inhambane, um centro de Saúde .
Denominado Centro de Saúde de Benzane, a oferta faz parte das iniciativas de responsabilidade social corporativa (CSR) da Sasol destinadas a melhorar o acesso aos cuidados de saúde, através do desenvolvimento de infra-estruturas no país.
Dada a sua localização, na fronteira das províncias de Gaza e Inhambane, o centro devera atender cerca de 18 000 pessoas das zonas de Benzane, na província de Inhambane, e da parte norte do distrito de Chigubo, na província de Gaza.
Falando a propósito da inauguração do Centro de Saúde de Benzane, o Director dos Serviços Distritais de Saúde Mulher e Acção Social, Carlos Cazamula Ngovene, disse que o centro surgiu como resposta aos anseios da população da localidade de Benzane, que dista a 95 km da sede do distrito de Mabote.
Ngovene acrescentou que este centro vai reduzir drasticamente a distância percorrida pelas mulheres grávidas para poderem ter um parto seguro, pois antes tinham que caminhar 35 quilómetros para um posto de saúde localizado na província de Gaza.
O Centro de Saúde que funciona a título experimental há cerca de um mês já atendeu cerca de 870 pessoas com várias necessidades e realizou cinco partos com sucesso.
Dos doentes atendidos cerca de 30 porcento eram provenientes da província de Gaza, concretamente no distrito de Chigubo.
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Sasol apoiou a construção e a equipar o centro de saúde que incorpora duas casas para o pessoal médico.