Início » RICARDO TEIXEIRA: Foi em lua-de-mel aos EUA e nunca mais voltou

RICARDO TEIXEIRA: Foi em lua-de-mel aos EUA e nunca mais voltou

Por Luísa Jorge

Em 2014, Ricardo Teixeira Matavel e sua esposa casaram-se e foram presenteados com uma viagem de lua-de-mel para os Estados Unidos da América. Organizaram-se e lá foram em 2015. O que não esperavam é que fossem gostar daquela terra a ponto de decidirem fazer a vida por lá. Passaram-se nove anos desde que abraçaram esta aventura. Hoje, Ricardo reside em Austin, no Estado do Texas, com a sua família, que cresceu de quatro para seis elementos. Recorda-se de desafios enfrentados no processo de sua legalização e integração social. Para auxiliar a esposa no sustento da família, que facilmente teve emprego, lavou carros, cortou relva no quintal de vizinhos, foi publicitário de lojas de venda de diversos produtos e também viveu do apoio de cesta básica.

Em que circunstância surgiu a ideia de sair de Moçambique?

Na verdade, nunca pensei em sair de Moçambique e acredito que nenhum indivíduo, no fundo do coração, quer sair definitivamente do seu país de origem. Casei-me em Novembro de 2014 e recebemos dos meus cunhados ( Marcos e Nélia) uma passagem de avião para lua-de-mel nos Estados Unidos. Mas só em Agosto de 2015 aquele sonho foi concretizado.

O que fazia cá, antes de sair do país?

Em Moçambique trabalhava como gestor de sistemas e assistente do sector comercial na área de concursos públicos, na cidade de Tete. Mas antes trabalhei como paralegal, técnico informático e activista na Liga Moçambicana dos Direitos Humanos em Maputo. Leia mais…

Você pode também gostar de: