- Nota-se nesta estância um desleixo quase que generalizado no cumprimento
de medidas de prevenção da Covid-19
A fronteira de Ressano Garcia, na província de Maputo, deverá registar um intenso movimento migratório a partir de quarta-feira desta semana, com a entrada de moçambicanos que trabalham na África do Sul, maioritariamente mineiros, a fim de passar as festas junto dos seus.
No entanto, a Reportagem do domingo que quinta e sexta-feira esteve em Ressano Garcia, constatou que este posto fronteiriço começa a registar um aumento do movimento de pessoas e carros que atravessam para o lado moçambicano, durante o dia, abrandando à noite, embora a estância migratória esteja aberta 24 horas para responder à quadra festiva.
Para além dos camiões de carga estacionados à entrada e à saída do quilómetro 4, onde se operam a fiscalização não intrusiva e o desembaraço aduaneiro de mercadorias, assistes-se também algumas filas de viajantes que começam a pressionar, de alguma forma, os balcões da Migração.
A actividade comercial na fronteira também atingiu intensa dinâmica, sendo de destacar o facto de as barracas de venda de alimentos confeccionados estarem cheios de viajantes. Leia mais…
Texto de Idnórcio Muchanga
idnórcio.muchanga@snoticias.co.mz