O Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial aprovou um montante total de 420 milhões de dólares em doações e garantias da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), valor destinado a reforçar a capacidade de transmissão de energia para o mercado interno e regional, assim como para aumento da capacidade de geração de energia através de investimentos do sector privado.
O projecto irá beneficiar igualmente de co-financiamento resultante de uma subvenção de 24 milhões de dólares do Fundo Fiduciário Norueguês.
Elaborado como uma operação integrada que inclui simultaneamente investimentos públicos e privados, o Projecto Regional de Electricidade de Temane (TREP) irá financiar a construção de uma linha transmissora de alta voltagem de 563 km entre Maputo e Vilanculos/Temane e apoiar o financiamento do sector privado de uma central de ciclo combinado de 400 MW.
Em conjunto essas operações deverão reforçar a produção e transmissão de energia em Moçambique e na África Austral. O projecto possibilitará um investimento privado na ordem dos 750 milhões de dólares na produção.
“Para além de aumentar as capacidades de transmissão e produção, o TREP financiará estudos técnicos de apoio à integração regional de energia e uso de tecnologias renováveis no planeamento e operação de sistemas de energia. Apoiará também estudos sobre planos de investimento no sector da energia, incluindo o papel de Moçambique no comércio regional”, afirma Zayra Romo, especialista sénior em energia e chefe da Equipa do Projecto.