A Prova Anual de Vida (PAV) dos pensionistas do Sistema de Segurança Social Obrigatória, gerido pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), termina na próxima Sexta-Feira, dia 10 de Maio de 2024.
Trata-se de um acto obrigatório em que o pensionista comprova a sua existência física, como forma de garantir a manutenção do pagamento da sua pensão.
Para este ano, a prova de vida, cujo lançamento oficial decorreu no dia 10 de Fevereiro, numa cerimónia dirigida pelo Secretário Permanente do Ministério do Trabalho e Segurança Social, Emídio Mavila, abrange cerca de 125 mil pensionistas.
Para a realização da PAV, os pensionistas devem ser portadores do cartão de pensionista e do bilhete de identidade. Os filhos, com idade entre os 18 e 25 anos, devem ainda apresentar o certificado de frequência de ensino médio ou superior.
Os pensionistas que, por razão do seu estado de saúde, estão impossibilitados de se deslocar aos serviços do INSS beneficiam de um atendimento domiciliário, através de técnicos do INSS. Para os que residem no estrangeiro, a PAV é feita mediante a apresentação de um certificado de vida e/ou atestado de residência emitido pelos serviços consulares de Moçambique.