O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, desafiou, esta manhã, durante a abertura do II Conselho Coordenador do Gabinete de Informação ( Gabinfo), os gestores de empresas públicas de Comunicação Social a elevarem continuamente os padrões de qualidade do serviço que prestam, um exercício que, conforme citou, deverá ser acompanhado de potencialização dos respectivos profissionais.
Na ocasião, reforçou que a comunicação social – pública e privada – tem a tarefa de informar com exactidão, rigor e imparcialidade ao público sobre toda a dinâmica social, económica e política nacional e internacional. Entretanto, Maleiane destacou que o sector público tem obrigações acrescidas, devido a sua responsabilidade social de informar aos cidadãos num contexto competitivo e de escassez de recursos.
Realce-se que, entre outros aspectos, o encontro que terá a duração de dois dias vai fazer balanço do cumprimento das recomendações do I Conselho Coordenador e das actividades realizadas entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro deste. Igualmente serão discutidos temas de interesse do sector como: O papel dos Órgãos de Comunicação Social Públicos no Processo Eleitoral, Importância do Mandato de Moçambique como Membro Não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Órgãos de Comunicação Social Públicos versus entidades com Estatuto de Utilidade Pública, As Reformas na Educação Profissional e os Desafios do Sector de Comunicação Social, entre outros.