O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências pela morte da activista moçambicana dos Direitos Humanos, Alice Mabota, ocorrida no dia 12 de Outubro de 2023, na República da África do Sul, vítima de doença.
Na mensagem, o Chefe do Estado refere que Alice Mabota, advogada e defensora dos direitos humanos, sempre trabalhou, erguendo a sua voz contra as injustiças, a corrupção e outros males que afligem a sociedade moçambicana.
“Foi pensando na defesa das franjas mais vulneráveis da nossa população que criou e dirigiu a Liga dos Direitos Humanos, uma organização interventiva e de mediação de processos delicados”, refere do Chefe de Estado em comunicado.
Disse ainda recordar da sua verticalidade e irreverência, manifestadas durante diversos encontros que mantivemos, nos quais abordaram assuntos candentes da actualidade, como o diálogo entre o Governo e a Renamo.
O Governante salienta que “neste momento de dor, endereço as nossas sentidas condolências à família enlutada e aos moçambicanos, que se vêm privados de uma das vozes mais audíveis em matéria de direitos humanos. Que a Sua Alma Descanse em Paz”.