As autoridades governamentais do distrito de Gilé, na província da Zambézia, mostram-se preocupadas com a crescente prática do garimpo naquele região, que está a colocar em risco a vida de muitas famílias, uma vez que durante a sua execução não se faz o mínimo esforço para evitar a contaminação da água.
Localizado a norte daquela província, Gilé é tido como um pulmão gigante pelo seu enorme potencial de diversos recursos, nomeadamente florestais, faunísticos e minerais. Alguns destes recursos encontram-se espalhados no Parque Nacional de Gilé.
Nos recursos minerais destacam-se turmalina, quartzo, lipedolite, esmeralda, ouro, águas marinhas, entre outros, e o distrito tem empresas licenciadas para explorar estes recursos, mas a população local também explora estes mesmos minérios, de forma altamente informal, para atender às suas necessidades básicas. Fontes no local falam da ocorrência de incidentes durante o garimpo, culminando em feridos ou mortes.
O administrador de Gilé, Mariano Maquinze, disse que em finais do ano passado o distrito reportou vários casos de diarreias provocadas pelo consumo de água que pode ter sido contaminada durante a extracção do ouro. Leia mais…
401