·Na mesma ocasião apelou aos Agentes do Estado a pautarem pelo rigor na gestão das contas públicas
O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, orientou as instituições de Ensino Superior, especialmente a Escola Superior de Jornalismo, a investir na formação de quadros à altura dos actuais desafios do país.
Este apelo foi feito, sexta-feira última em Maputo, ao conferir posse ao director-geral e director-adjunto da Escola Superior de Jornalismo, Tomás Jane e Eulálio Mabuie, respectivamente, e ao Secretário Permanente da província de Inhambane, Ricardo Nhacuongue.
Na ocasião, Carlos Agostinho do Rosário referiu-se à importância do sector da comunicação social “no processo de educação, informação, boa governação e desenvolvimento socioeconómico”, e destacou o facto de, nos últimos tempos, estar a “registar um rápido crescimento que se traduz na abertura de novos órgãos de informação.
À Escola Superior de Jornalismo recomendou que invista na formação de quadros capazes de actuar guiando-se na busca de informação com objectividade, isenção, rigor, ética e deontologia profissional, ao mesmo tempo que se referiu à necessidade desta instituição materializar o projecto de construção do seu campus, de forma a que “o processo de Ensino e Aprendizagem se realize em instalações próprias”.
Ao se dirigir à figura do Secretário Permanente Provincial, o Primeiro Ministro destacou a sua importância na gestão do Estado, daí que, a designação de Nhacuongue deve “contribuir para estabelecer um equilíbrio harmonioso e necessário entre as funções de natureza política e as de carácter essencialmente administrativo”. Ademais, um Secretário Permanente “deve ser o primeiro inspector da província”, pautando por uma gestão criteriosa e transparente dos recursos humanos materiais e financeiros das instituições em sua responsabilidade.