Opaís conheceu na última quinta-feira a investidura de 1349 membros das 53 assembleias autárquicas que resultaram das V Eleições Autárquicas de 10 de Outubro último. O passo a seguir será a apresentação e debate dos programas de governação. Nessa perspectiva, domingo apresenta na presente edição os perfis dos presidentes dos conselhos autárquicos das capitais provinciais.
Nas autarquias das capitais provinciais, as cerimónias foram dirigidas pelos juízes dos tribunais provinciais e testemunhadas pelos membros do Governo central e nos distritos por juízes a este nível, representantes dos governos locais e do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP).
Dados do MAEFP referem que o maior número de membros foi empossado na província de Nampula (209), seguida de Zambézia (161), Gaza (148), Sofala (126), Maputo-província (124), Inhambane (117), Manica (110), Niassa (109), Tete (91), Cabo Delgado (90) e Maputo- -cidade (64).
MAPUTO
ENEAS COMICHE
O Conselho Autárquico de Maputo será dirigido por Eneas Comiche, nascido em Moma, província de Nampula, a 28 de Julho de 1939. É economista de carreira, com passagem pela Assembleia da República, onde no mandato prestes a findar dirigiu a Comissão do Plano e Orçamento. Trata-se do seu retorno depois de lá ter estado no quinquénio 2004 a 2008. Entre vários cargos, Comiche desempenhou as funções de ministro das Finanças e governador do Banco de Moçambique.