Início » PEDRO EMERSON JÚNIOR: O pequeno cientista

PEDRO EMERSON JÚNIOR: O pequeno cientista

Por Hercília Marrengule

Desenvolveu projectos tecnológicos impressionantes, todos concebidos este ano. Na lista: um drone, um giroscópio e uma máquina para cortar carnes e legumes. O autor é um adolescente de apenas 14 anos. Seu nome é Pedro Émerson Arlindo Júnior, vive na cidade de Maputo, nas imediações da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Quem o vê dificilmente pode imaginar do que é capaz. Rapaz franzino, contido e de poucas palavras, Pedro navega como ninguém no universo da Física. A curiosidade fora do comum vem desde tenra idade, mas o interesse por experiências surge aos oito anos, quando começou a assistir vídeos de experimentos da internet. Chegou a testar alguns, mas os resultados fizeram com que nunca mais os reproduzisse.

“Seguia todos os passos, mas as coisas não funcionavam ou explodiam. Quando procurei perceber o porquê, descobri que eles ocultavam algumas informações. Foi então que decidi fazer minhas experiências”, conta.

E é com base em materiais improvisados, geralmente encontrados no lixo ou doados, que iniciou sua jornada. São placas de aparelhos electrónicos como DVD, telemóveis e televisores avariados, latas de cerveja e até palitos. Aliás, o adolescente acumula tudo, afinal, nunca sabe quando nem o que pode vir a precisar. “Antes guardava tudo na minha gaveta, minha mãe dizia que estava a acumular lixo. Agora guardo numa caixa que fica no quintal”. Leia mais…

Você pode também gostar de: