- Manuel Guilherme Júnior, Reitor da UEM, na cerimónia de graduação
O reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Manuel Guilherme Júnior, pediu aos estudantes graduados ontem para que ajudem os moçambicanos a encontrarem soluções para os problemas que enfermam a sociedade, lembrando a todos que o mercado de trabalho apresenta outros desafios.
No seu discurso apresentado aos 881 graduados, Manuel Guilherme defendeu que os novos quadros disponibilizados ao mercado pertencem a um “grupo selecto”, por isso têm a missão de partilhar com os demais os seus conhecimentos e valências adquiridas ao longo dos anos de formação.
“Pedimos que utilizem o vosso saber, ensinem-nos a comunicar nas nossas línguas, palmilhem o país de lés-a-lés e busquem conhecimento sobre as nossas potencialidades socioculturais, trazendo, ao de cima, as valências e desafios da nossa moçambicanidade”, exortou o reitor.
Manuel Guilherme disse ainda que as comunidades esperam dos recém-graduados “toda a criatividade” visando a transformação das suas potencialidades em soluções.
“Precisamos de continuar a erguer o nosso sonho de nação e a constituirmo-nos auto-funcionais e não poderemos sonhar em fazer isso sem o artefacto da engenharia. Temos ciência de que a percepção da natureza é fundamental para compreender o Homem e permitir que este interaja com esta natureza, para o benefício próprio e sem prejuízos graves para a mesma”, acrescentou.