PERFIL DO PAPA FRANCISCO
O Papa Francisco, de nome de registo Jorge Mario Bergoglio, nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de Dezembro de 1936. É o 266.º Papa da Igreja Católica e actual Chefe do Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao Papado em 28 de Fevereiro de 2013.
É o primeiro Papa nascido no novo mundo, o primeiro latino- -americano; o primeiro pontífice do hemisfério Sul, a utilizar o nome de Francisco. É o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos. O último havia sido Gregório III, morto em 741. É o primeiro Papa jesuíta da história. Tornou-se arcebispo de Buenos Aires a 28 de Fevereiro de 1998 e foi elevado ao cardinalato em 21 de Fevereiro de 2001, véspera da festa da Cátedra de São Pedro – com o título de Cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino, pelo Santo Padre São João Paulo II. Foi eleito Papa a 13 de Março de 2013.
POR QUE SE CHAMA PAPA FRANCISCO?
Ao ser eleito, o novo Pontífice escolheu o nome de Francisco. Segundo o próprio, é uma referência a Francisco de Assis, fazendo alusão à “sua simplicidade e dedicação aos pobres” e motivado pela frase dita por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, logo após a sua eleição, ainda na Capela Sistina: “Não esqueça dos pobres”. Francisco de Assis (1182-1226), padroeiro da Itália, foi o fundador da Ordem dos Frades Menores (franciscanos). Leia mais…